segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aspectos Econômicos do Quênia :

~>Dados gerais do Quênia:

Importante entreposto comercial e financeiro da África oriental, o Quénia tem sido afetado pela corrupção e por sua dependência da exportação de produtos primários, cujos preços tem permanecido baixos.
Em 1997 o FMI suspendeu a ajuda ao programa de estabilização econômica do país, por seu fracasso em manter reformas estruturais e combater a corrupção, porém retomou as ajudas posteriormente. O Banco Mundial também suspendeu a ajuda ao país em 2006 devido aos escândalos de corrupção. Apesar disto, a economia parece não ter sido afetada, pois o Produto interno bruto cresceu mais de 5% em 2006.

->Economia por se(c)tores:

Os principais produtos agrícolas quenianos são chá, café, milho, trigo, laranja, banana, abacaxi, abacate, girassol, soja, sisal, algodão, coco, cana de açúcar, batata, tomate, cebola, arroz, feijão, mandioca e caju. A pecuária tem como predominante à cultura de bovinos, suínos e caprinos, além de piscicultura e avicultura (incluindo galinhas, perus, patos, gansos e pavões).
Os minerais extraídos são a pedra calcária, trona (carbonato de sódio), ouro, sal e flúor. A indústria queniana produz plásticos, refino de petróleo, artefatos de madeira, tecidos, cigarros, couro, cimento, metalurgia e comida enlatada.
O turismo também rende bons lucros, principalmente em na costa (litoral) e na savana queniana (turismo ecológico). A exportação é forte em chá e café, enquanto que as importações incluem maquinaria, alimentos, equipamentos de transporte e petróleo (e seus derivados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário